quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Spazio Cosmopolitan - Curitiba - Bloco 2 - Ap 3XX

Nada melhor do que começar contando a minha própria experiência com a Mrv Engenharia...
Em setembro de 2008 eu e meu noivo começamos a procurar um imóvel pra comprar. Decidimos que iriamos olhar imóveis na planta, pois eram mais baratos, e como planejavamos o casamento para 2010, haveria tempo. Foi o que pensamos...
Fomos conhecer o Spazio Cosmopolitan da Mrv Engenharia. Era uma proposta muito boa, o preço era bom, as condições eram boas... e a Mrv tinha alguns empreendimentos em Curitiba que estavam prontos, e aparentemente bons.
Durante o processo de compra do imóvel, o atendimento que recebemos foi excelente. O corretor era muito simpático, nos ligava várias vezes na semana, até que finalmente assinamos o contrato.
Depois disso, nunca mais consegui falar com ele quando precisei.. ele simplesmente não atendia mais o celular.
Comprei um apartamento de dois quartos, com suíte no terceiro andar do bloco 2 do Spazio Cosmopolitan, no valor de R$96.000,00 com data de entrega para maio de 2010. Aí que começaram os problemas...
Quando compramos o apartamento, levamos toda a nossa documentação para a Mrv. Tudo mesmo, documentos, comprovantes de renda, para que eles encaminhassem ao despachante. A promessa era que em 3 meses já estaríamos com o contrato de financiamento assinado com a Caixa. Só assinamos financiamento em março de 2010!!! 1 ano e 6 meses depois da compra do apartamento! Com isso, obviamente o valor a pagar subiu, pois o valor do imóvel é reajustado mensalmente pelo INCC. O imóvel que eu acreditava estar comprando por 96 mil reais, na prática custou 104 mil. Por que o financiamento demorou tanto, eu não sei dizer, mas eu tive que levar xerox de documentos e comprovantes de renda, que eu me lembre, no mínimo mais umas 4 vezes pra Mrv. Eles sempre perdiam, ou sei lá o que acontecia!

- O que realmente acontece: A informação que vou passar a seguir, foi um próprio funcionário da Mrv que me contou. Não vou publicar seu nome aqui, pois não quero lhe causar problemas...
Esse empreendimento foi lançado em Curitiba apenas alguns meses antes da crise econômica que afetou o planeta em 2008/2009. A Mrv havia acabado de abrir capital (ações na bolsa), e ficou preocupada com a situação. Por isso, foi necessário desacelerar o ritmo das construções. (Se você verificar no reclameaqui.com, por exemplo, a grande maioria das obras que estão atrasadas até hoje, iniciaram nessa época). Como a Mrv ia desacelerar a produção, eles iriam perder dinheiro, certo?! Errado! Eles simplesmente pararam de enviar a documentação necessária para liberação de financiamento para os bancos. Por causa disso, o valor dos imóveis ia sempre sempre aumentando. Na hora de financiar mesmo, eles não teriam perda significativa. Foram os clientes que pagaram os efeitos da crise para a Mrv. E ainda pagam...
Por isso que a Mrv continuou fortalecida, e crescendo, mesmo durante a crise financeira. Você conhece alguém que realmente conseguiu o financiamento apenas 3 meses após a compra do imóvel da Mrv?

Continunando...
A obra atrasou imensamente, e meu apartamento foi entregue em abril de 2011, com praticamente um ano de atraso. (E a obra ainda continua... eu já moro lá.. mas as obras continuam nos outro blocos... eu adoro acordar todo dia com os pedreiros gritando no corredor...)
Só que como a obra estava planejada para maio de 2010, eu agendei e planejei meu casamento par junho de 2010. O que aconteceu? Tive que casar e ficar 1 ano pagando aluguel, mais o financiamento! (Apenas para explicar, quando você assina o contrato de financiamento, mas o imóvel ainda está sendo cosntruído, no caso da Caixa Econômica Federal, onde eu fiz meu financiamento, você paga mensalmente uma parcela denominada "Evolução da Obra", que funciona como um "seguro" da obra. Esse valor vai evoluindo, de acordo com a obra. Começa bem barato, em torno de uns 200, 300 reais.. e vai subindo conforme a obra vai sendo concluída, chegando ao valor da sua parcela efetiva de financiamento, no máximo. Como a obra da Mrv fica estagnada... eu pagava entre 400, 480 reais por mês...) Pra alguém que é recém casado, e está começando a vida, é bastante puxado pagar aluguel + prestação de financiamento. É caro sim... e eu não havia me planejado pra isso, pois contava que o meu apartamento estaria pronto.
Frente a isso, quando eu recebi minhas chaves, com um ano de atraso, eu fui atrás da Mrv para cobrar multa por atraso, mais o ressarcimento do valor dos aluguéis que eu tive que pagar durante a obra... nada mais justo, certo? Aí que começa outra pilantragem da Mrv... (Pilantragem esta que a lei condena, já conversei com vários advogados, e esse tipo de contrato e cláusula é ilegal...)

- O que a Mrv faz: No contrato de compra e venda, com a MRV, eles colocam a data prevista de entrega do imóvel (no meu caso, maio de 2010), mas também, eles condicionam a entrega do apartamento a assinatura do contrato de financiamento. Quando você assina o contrato de financiamento, a Mrv tem uma clausula no contrato, que determina que a entrega do imóvel seja feita em até 12 meses após a assinatura do financiamento. (Esse é outro motivo pelo qual a Mrv enrola para enviar a documentação de financiamento para os bancos...). Só que isso é errado, e vai contra o código de defesa do consumidor. Na compra de um bem durável, o fornecedor deve obrigatoriamente lhe fornecer a data em que será entregue. Uma data EXATA. E outra coisa... você assina o financiamento hoje, mas seu vizinho assina 6 meses depois... no mesmo empreendimento, no mesmo prédio. Como pode isso?!
(DEIXAR DE ESTIPULAR PRAZO PARA O
CUMPRIMENTO DE SUA OBRIGAÇÃO É CARACTERIZADO COMO PRÁTICA ABUSIVA.
ENTENDE-SE QUE A ENTREGA É IMEDIATA QUANDO NÃO ESTIPULADO O PRAZO PARA TAL.
O CONSUMIDOR PODERÁ CANCELAR A COMPRA SOMENTE QUANDO NÃO CUMPRIDO ESTE PRAZO
PARA A ENTREGA OU TAMBÉM PODERÁ SOLICITAR O CUMPRIMENTO DESTE PRAZO ,
CONFORME ART 35 I E ART 39, XII DO CDC. - Procon PR)

Continuando...
A MRV decidiu que eu não tenho direto a multa ou indenização, pois a obra está "dentro" do prazo do contrato. Se eu quiser alguma coisa, tenho que tentar judicialmente, e o farei! Tenho certeza que para o sr, Rubens Menin, presidente e fundador da MRV, 400 reais por mês não são nada... já pra mim...!
Ok.. mas finalmente, depois de muita espera eu recebi as chaves do apartamento! E achei que dali em diante, seria somente alegria... mas não foi não.
Recebi as chaves do apartamento numa quarta-feira. Meu marido só voltou ao apartamento no sábado seguinte... quando ele entrou, a cozinha estava alagada. Isso mesmo... cozinha alagada! Que legal né! Demoramos MUITO pra achar alguém que pudesse nos ajudar, pois eu ligava para os engenheiros e nenhum deles atendia o telefone. Consegui falar com um ESTAGIÁRIO que foi até o apartamento dar uma olhada. Mas ele não tinha idéia do que poderia ser. Então, vários pedreiros entraram na cozinha, e quebraram os azulejos da parede, do chão, e um pedaço do contra-piso da sala, para tentar descobrir da onde vinha a água.
Até eles arrumarem tudo isso, demorou uma semana.
Beleza! Com a cozinha arrumada, eu poderia finalmente iniciar a colocação do piso no apartamento (A Mrv entrega sala e quartos sem piso). Na semana seguinte, quando chegamos ao apartamento e fomos olhar os banheiros, havia infiltrações no teto, dos dois banheiros.
Sabe o que o engenheiro me disse? Que era TINTA que não tinha secado ainda, e pediu pra eu esperar mais alguns dias. Passou mais uma semana e continuava igual, e o engenheiro continuava dizendo que era tinta molhada. Aí eu não aguentei mais! Eu tive que convencer o cara a quebrar o teto e olhar. Em dois dias ele disse que estaria tudo resolvido. O teto foi quebrado, a infiltração corrigida (nos dois banheiros), e depois o teto foi refeito e pintado.
Adivinhe o que aconteceu depois? Apareceu a mesma infiltração DENOVO! Sabe quantas vezes isso se repetiu? Sabe quantas veze so teto dos meus banheiros foi quebrado e refeito?? 4 vezes no lavabo e 5 vezes na suíte. E lá se foram mais umas duas semanas em que eu não consegui colocar os pisos ou planejar a minha mudança...
Ok, mas depois que as infiltrações foram finalmente resolvida, eu pensei que OK, tudo certo... que NADA... vários problemas! Infiltrações nas janelas, janelas que não abrem e fecham corretamente, azulejos dos banheiros manchados e mal colocados, pintura manchada, tomadas que não funcionavam, só pra citar alguns...
Sem falar que toda a vez que você precisa que a Mrv corrija algum desses problemas, eles agem como se estivessem fazendo um favor, e não uma obrigação. São grosseiros, mal educados.

Ninguém compra um imóvel pensando em sair dele após poucos meses. Mas eu já não aguento mais esse apartamento dos horrores. Pior, não consigo vender, porque NINGUÉm mais quer comprar MRV em Curitiba.
Um imóvel não deveria ser descartável, pois não é algo que você compra hoje e amanhã não quer mais. É pra ser um bem durável. E a Mrv não respeita isso. Esse apartamento foi comprado com muito esforço, trabalho e suor. E é uma decepção imensa.
Enquanto isso, o sr. Rubens Menin se porta como um grande deus da construção civil, alheio a todas as críticas e reclamações que recebe. Eu cuido diariamente do twitter @mrvfacts, onde eu procuro o que os usuários estão dizendo sobre a Mrv e sobre o sr. Menin. Eu não vejo elogios. Eu vejo reclamações, cobrança... e vejo a Mrv alheia a tudo isso, anunciando que continua crescendo, que é um sucesso, que tem clientes satisfeitos... ahn?!

Meu conselho a todos que me perguntam é NÃO COMPRE. Eu inclusive levo as pessoas pra ver a situação do meu apartamento, ver as porquisses que foram feitas lá...
Vocês sabiam, que a tubulação para Tv a cabo se perde no prédio? Vai colocando cabo cabo cabo cabo e não sai em lugar nenhum... foi mal feito, mal planejado, um serviço porco mesmo. Eu tentei instalar várias.. Sky (que é parceira da Mrv, mas não tem como instalar no meu prédio por causa da tubulação...) TVA (que não teve como instalar, pois a tubulação não sai em lugar nenhum) e finalmente a NET, que eu só consegui instalar, porque o sinal vem pelo mesmo cabo do telefone. É tudo uma bagunça, uma falta de respeito enorme com as pessoas.

E isso nem é tudo... vou parar por aqui, porque já escrevi demais!

Mande também a sua história no mrvnaoentregameuape@gmail.com, diga o @mrvfacts no twitter. Vamos informar as outras pessoas que pensam em comprar um imóvel da Mrv onde elas estão se metendo, para que não se arrependam como eu!

6 comentários:

  1. Assinei a compra do meu apartamento no mês de Março, já estamos em Setembro e ainda não assinei o contrato com a Caixa Economia Federal para financiar o imóvel. A Serv Doc empresa que administra a documentação do meu imóvel em Curitiba pediu no início de Agosto a documentação novamente atualizada para montar a pasta e encaminhar para a Caixa Econômica Federal, e informaram que naquele mês mesmo a Caixa chamaria se o crédito fosse aprovado, mas até o momento não fui chamado, ou seja, meus documentos nem foram para a Caixa Econômica Federal, pois segundo a Serv Doc o imóvel não foi liberado pela MRV e as pastas não podem ser encaminhadas para o financiamento. Pediram-me para entrar em contato com a MRV e perguntar o que estava ocorrendo, e porque o imóvel não está liberado, segundo a Serv Doc a função deles é somente montar as pastas e encaminhar para a C.E.F. ,depois de 00:30 minutos esperando no tele atendimento fui informado pela MRV que estava tudo certo com o meu imóvel e que era para eu entrar em contato com a Serv Doc ,no caso, e verificar o que estava ocorrendo, pois na MRV está tudo certo, então novamente conversei no dia 13\09\2011 com a Erica da Serv Doc que informou que o imóvel realmente não estava liberado, provavelmente o problema está com a documentação que a MRV tem que mandar para a C.E.F, e passou o telefone da MRV aqui em Curitiba e pedir para falar com a Marina. No mesmo dia em contato com a Marina da MRV, informou que realmente o Imóvel não está liberado e o setor jurídico da MRV deu previsão que provavelmente só estará liberado em Outubro ou Novembro e era para aguardar. Em quanto isso eu já estou a 6 meses sem poder financiar ou fazer empréstimos, estou financeiramente de mão atadas. Já paguei 11 mil mais taxas e nem sei se a C.E.F. vai liberar o financiamento. Creio que a MRV está fazendo isso para ganhar os juros do INCC que a cada mês é reajustado. O fato é que para a Caixa Econômica Federal o Imóvel não existe para ser financiado, então o que eu estou comprando? E pelo Estado Democrático de Direito em que vivemos eu não deveria ter o direito de escolher quem e quando contratar uma instituição financeira? Porque isso não está ocorrendo?
    Pessoas que estão na mesmo situação vamos manter contato e procurar uma solução na justiça.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de receber o contato de um corretor da MRV sobre esse mesmo empreendimento... Depois de ler seu depoimento, vou sair correndo dele!

    ResponderExcluir
  3. Ola, estou pensando em comprar um imovel nesse empreendimento, terceiro andar sem garagem.
    Poderia me enviar como esta a situacao tual do empreendimento? Os problemas foram corrigidos? As pessoas continuam tendo problemas ?
    Agradeceria imensamente sua opiniao.
    Se possivel poderia responder para wagnerlegiao@gmail.com
    ?
    Muitissimo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Http://www.reclameimovel.com.br Divulgue já e adote esta ideia

      Excluir
  4. Gostaria de dizer que sou Advogado, tenho clientes com apartamentos nesse mesmo empreendimento, com historias muito parecidas com a sua.

    Recentemente, conseguimos a chave de um dos apartamentos, já está em nossas mãos e vamos entregar à cliente semana que vem

    Ela está há mais de dois anos esperando esse apartamento, enquanto outras pessoas já moram no edifício.

    Além de já conseguir as chaves e já poder morar no edifício, ainda vamos buscar condenação pelo lucro cessante, que quer dizer que a cliente vai receber o valor do aluguel do período em que não recebeu o apartamento, além de indenização por danos morais e a correção monetária de tudo isso.

    Se quiser mais informações, entre em contato

    Douglas Toledo
    Advogado
    OAB/PR 64.649
    (41) 3366-1045

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce teve alguma ação de sucesso sobre revisional sobre valores cobrados até a entrega da obra?

      Excluir